Rosácea e maquiagem

Usar maquiagem da forma correta pode te ajudar a disfarçar a vermelhidão. Vamos te explicar como.

Vanessa Rozan
@vanessarozan
Maquiadora 

Rosácea e make

Usar maquiagem da forma correta pode te ajudar a disfarçar a vermelhidão. Vamos te explicar como.

Carol Couto
@carolinebcouto
Maquiadora 

Dicas de maquiagem

Vanessa Rozan
Maquiadora

1

Para começar

Antes de iniciar a make, limpe, hidrate e aplique protetor solar em sua pele, usando produtos apropriados. Vimos aqui os ingredientes amigos e inimigos da pele com rosácea. Trate sua pele com gentileza, sem esfregar ou puxar com os dedos, esponjas ou toalha, para evitar irritação. Se certifique que os pincéis e utensílios estão limpos para evitar bactérias.

2

Menos é mais

Quanto mais ingredientes e produtos você colocar em sua pele, maior a probabilidade de irritação. Por isso, dê preferência para produtos multifuncionais e com ingredientes com maior tolerância na pele.
Eu começo aplicando um algodão embebido em água micelar e pressiono de leve, antes de fazer o leve arraste. Dica de ouro pra você: NUNCA esfregue sua pele - tanto para aplicar quando para remover - com força ou agressividade.

3

Antes de aplicar, testar como pescoço e antebraço.

Sempre que for usar um novo produto no rosto, teste primeiro em uma área periférica, como no pescoço ou no antebraço. Assim, você pode checar se a sua pele sofrerá alguma reação antes de aplicar em todo o rosto.

4

Aposte no verde

Se quiser garantir um cuidado extra, existem diversos primers no mercado com pigmento verde em sua formulação. Na teoria das cores, o verde e o vermelho são opostos. Quando usados um sobre o outro, eles se neutralizam e deixam o rosto menos rosado. Esse tipo de primer é um item interessante de se ter em seu nécessaire, pois ele trabalha junto do skincare, dando uma força extra de neutralização de cor. Na hora da escolha da base, vale observar não só a cor correta como também a formulação e se inclui proteção solar. A proteção solar UVA e UVB ajuda a preservar a pele da exposição solar, que pode agravar a rosácea.

5

Escolha produtos de alta tolerância

A técnica do não-arrastar segue por todo o processo da maquiagem: na hora de aplicar blush, iluminador e pó facial. Ah! Lembre-se: escolha produtos de alta tolerância. Procure uma base e corretivo oil free, que ofereçam o nível de cobertura que você precisa sem pesar. Para as makes em pó (como pó compacto e sombras), escolha as opções minerais, que normalmente não contêm ingredientes que podem causar irritação. Prefira produtos sem fragrância e testados por dermatologistas. Boa make!

E-book

Baixe nosso Guia SOS rosácea, com conteúdo validado por médicos dermatologistas especialistas no assunto. Nele, você vai encontrar informações complementares as que estão aqui no site. Faça o download e boa leitura!